Áreas de Atuação
Turnaround
Evolução com performance
O processo sucessório constitui um passo importante na continuidade das organizações, e deve ser planejado com antecedência, ainda que não haja fatos evidentes para preocupações no momento. O planejamento antecipado permite, além de identificar oportunidades de crescimento, preparar as famílias e capacitar as novas gerações para o momento de transição.
Dentre os principais aspectos da sucessão, devem ser observados com atenção os seguintes pontos:
O alinhamento da família é fundamental para que o processo de sucessão tenha início
É necessário que haja o entendimento de todos, sobre os rumos da organização e conhecimento dos objetivos estratégicos pretendidos.
Conflitos são parte deste momento, mas é necessário entender que o objetivo maior é a preservação do patrimônio, e que família e empresa são fundamentais para esta conquista.
Como identificar e capacitar os potenciais sucessores?
Buscar dentre os profissionais da empresa, aqueles que apresentem as habilidades exigidas para o cargo. O sucessor não necessariamente deve fazer parta da família, deve prevalecer a escolha por competências técnicas e comportamentais que possam agregar valor à transformação da organização. Uma vez identificados os potenciais talentos, é importante proporcionar a capacitação de cada um.
É parte importante deste processo a utilização de boas práticas de governança corporativa, com destaque para a formação de um Conselho de Administração. Este deverá definir, acompanhar, reavaliar as estratégias da organização, e garantir junto com os principais executivos o amadurecimento dos processos operacionais e financeiros.
Outras áreas de atuação: